Os órgãos anexos são 5, a língua, glândulas salivares, Dente, fígado e pâncreas.
Língua
É um músculo que se localiza na boca, é revestida por muitas papilas gustativas, que detetam 4 tipos de sabores: salgado, doce, amargo e acido.
Glândulas salivares
Localiza-se na cabeça, e são três, as parotidas, substancias linguais e as sub maxilares. As glândulas parotidas localizam-se perto dos ouvidos, as glândulas substanciais localizam-se debaixo da lingua na parte anterior e as glandulas sub maxilares localizam-se debaixo do maxilar inferior na parte posterior. As glândulas segregam saliva.
Dente
localiza-se no maxilar inferior e no maxilar superior. O dente é composto por duas grandes partes, a coroa e a raiz.
A coroa é a parte externa á gengiva, e a raiz é a parte interna á gengiva, existe ainda á um linha que separa a coroa da raiz chamada colo. A raiz está encaixada no alvéolo dentários (orifício que se encontra no maxilar), e para os prender existe o cimento. A parte interna é constituída por camadas. A camada mais externa, visível, que é o esmalte, que serve para proteger a coroa. A estrutura do dente é o marfim ou dentina de composição que é muito semelhante ao osso, por dentro temos a polpa dentaria. A polpa dentária é uma parte mole irrigada por vasos sanguíneos e um capilar que dá sensibilidade.
Existem 4 tipos de dentes.
- Incisivos - temos 8 e a sua função é cortar
- caninos - temos 4 e a sua função é rasgar
- pré-molares - temos 8 e a sua função e triturar
- molares - temos 12 e a sua função é triturar
É o órgão mais volumoso que temos, pesa cerca de 1,5 Km. Tem a forma de um chapéu e localiza-se na parte direita da cavidade abdominal ao lado do estômago. Este é o órgão responsável por segregar a bílis, que é armazenada na vesicula biliar. A bílis antes de chegar á vesicula biliar passa no canal hepático que se liga ao canal cístico e que vai até á vesicula biliar. Quando a bílis é precisa ele sai pelo canal colédoco e vai desaguar ao duodeno.
Pâncreas
Este órgão localiza-se na cavidade abdominal, entalado entre o estomago e o intestino delgado. Tem a forma de uma folha, e a sua função é segregar o suco pancreático que através do canal pancreático e do canal colédoco desagua, juntamente com a bílis no duodeno.